Rotary Club de Olímpia realiza painel de debates sobre flexibilidade e inovação

O Rotary Club de Olímpia realizou, no dia 20 de janeiro, um painel de debates sobre flexibilidade e inovação, com a presença de ilustres dirigentes rotários. O clube é presidido pelo rotariano Emerson Rodrigo Costa, que convidou para as explanações principais o governador 2006-07 do Distrito 4430, Paulo Eduardo de Barros Fonseca, de São Paulo. Também participaram a governadora do Distrito 4480, Lourdinha Serpa Dalto; o diretor de Rotary 2009-11, Antonio Hallage; os governadores Fauzi Haddad (D4521) – Minas Gerais, e José Moacir Almança (D4780) – Rio Grande do Sul, entre outros.

Fonseca discorreu sobre as mudanças que estão ocorrendo no Rotary, em todos os sentidos, de comportamento, transformações e de conceitos. Para ele, o Rotary muda, porém, o rotariano não colabora e tem medo de sair da zona de conforto. Fonseca recomenda que é preciso que haja uma renovação constante e busca de conhecimentos, pois o rotariano que não mudar e não se adequar à nova realidade, corre o risco de ser excluído. “Precisamos nos permitir, sair da zona de conforto”. Falou ainda sobre as inúmeras possibilidades de criação de clubes satélites.

Por sua vez, o diretor Hallage falou que as mudanças são fundamentais, são descobertas, citando as transformações feitas pelo Rotary, como a internacionalidade, a criação da Fundação Rotária, admissão de mulheres, áreas de enfoque, etc. “O Rotary tem criado condições para que o rotariano se adapte às mudanças da sociedade. O clube tem que ter identidade com a comunidade”.

Hallage ainda citou sobre as discussões em torno do DQA, que não significa apenas crescimento numérico, mas desenvolvimento. “O crescimento não significa apenas aumentar o número de associados para aumentar arrecadação, mas sim para atender mais comunidades”. Para ele, acima de tudo, o clube tem que saber reter e aproveitar melhor o talento dos associados. Propôs que as discussões devem girar em torno do “por que” e não apenas do “como” e do “o que”.

A governadora Lourdinha parabenizou o Rotary Club de Olímpia pela iniciativa e agradeceu a presença de todos que se dispuseram a acompanhar as explanações por cerca de duas horas.

 

#ORotaryAbreOportunidades

#RotaryResponds

Fotos

Localizar site dos clubes